quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"Chiara Civello encanta Marina di Modica Jazz Fest"

Matéria do La Gazzetta Iblea:



Brilhante e enérgica. Chiara Civello fechou com sua classe e elegância de sempre, encantando o público da 1ª edição do Modica Jazz Fest. Chiara, no Auditorium di Marina di Módica, mostrou mais uma vez, na terra onde passou parte de sua vida, confirma ela está entre as mais apreciadas estrelas do jazz internacional. O Modica Jazz Fest encerrou com balanço positivo.

Chiara Civello não precisou nem ser anunciada, e o público não fez nada além do que acompanhar a sua apresentação com as mãos e sobretudo palavras de aprovação. A cantora jazz logo se direcionou ao sucesso com quatro álbuns afortunados (Last quarter moon, The space between, 7752 e Al posto del mondo), com muitas canções escritas em parceria com composiitores de reconhecimento munndial: Burt Bacharach, Ana Carolina, Daniel Jobim, Diana Tejera. In Questi Giorni, Ora , Parole Incerte,Un Passo Dopo L’Altro, Resta, My Somewhere To Go foram as músicas iniciais. Do álbum 7752 interpretou “Dimmi Perchè” e “Un Uomo Che Non Sa Dire Addio”, de onde emergiu toda a sua origem italiana, bem ligados às atmosferas dos anos 60.



O refinamento e elegância das interpretações emergem do cover clássico como “ Il cuore è uno zingaro”, lembrando de Sanremo de 1971 da dupla Di Bari-Nada, “Il Mondo” de Jimmy Fontana e “Io che amo solo te” de Sergio Endrigo.

Chiara Civello, romana de nascimento mas com fortes raízes modicanas se declara cidadã do mundo, mas muito ligada à província, onde com seu piano, seu violão e sua voz irretocável continuou a presentear sonhos.



O Modica Jazz Fest chegou ao fim depois de uma maratona de sete dias e quatorze espetáculos. “ Temos plenas condições – disse Bruno Civello – diretor geral de Miur – que este evento possa se firmar aqui e conseguir atender às expectativas do público.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Artigo do Sicilia News sobre a Chiara!

A matéria tem foco no Etnafest 2012, que já anunciamos no blog.


A província de Catania anuncia que“há emoção aguardando”. Assim é a letra de “Al Posto del Mondo”, último sucesso de Chiara Civello, e estas emoções atendem os sicilianos no sábado, 11 de agosto, às 21 horas, no Anfiteatro Le Ciminiere de Catania, para o segundo dos grandes concertos de música pop organizados pela província regional de Catania, através do Etnafest 2012.

Violão em punho ou sentada ao piano, Chiara Civello canta docemente e sua voz sempre percorre carinhosamente entre os ritmos latinos e melodias suaves, e diz o presidente da província regional de Catania, Giuseppe Castiglione: “Depois de sua participação em Sanremo 2012, volta a apresentar-se ao vivo e é uma honra poder recebê-la no esplêndido anfiteatro Le Ciminiere de Catania. 
Durante seu concerto de Al Posto del Mondo tour 2012, Chiara percorre as fases de sua carreira, inicada estudando canto jazz na Saint Louis de Roma, prosseguindo no outro lado do oceano na Berklee College of Music. 

Carreira em constante ascensão, que hoje conta com uma longa experiência ao vivo e apresentações. Cantora romana, de origem siciliana, fará uma homenagem aos sicilianos com suas canções, de todos os gêneros musicais. Nas melodias “Civellenses”, se ouvem nuances de jazz, tons hispânicos e pop. Se tratãm de sobreposições de herança em perfeito equilíbrio, tantos movimentos de talento e de coração que se encaminham para uma direção: simplesmente os contornos de uma grande artista. 
Al Posto del Mondo é o primeiro trabalho de Chiara produzido totalmente na Itália, composto de 10 músicas inéditas. Este novo trabalho, o quarto de sua carreira, é a fotografia mais fiel do que ela é hoje. 

Você pode mergulhar fantasticamente nas canções de Chiara. Navegar nos rios de notas que escorrem sem esforço e te levam onde as mil almas de Chiara se encontram. 
Fonte (em italiano): SiciliaNews

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Entrevista da Chiara durante o Teggiano Jazz 2012!

A matéria é do Ondanews.it (transcrição traduzida depois do vídeo!)




Chiara Civello foi umas das convidadas no Teggiano Jazz, realizado na cidade de Teggiano, província de Salerno. A apresentação de Chiara aconteceu na última sexta-feira, dia 03 de agosto, no monumental Castello Macchiaroli.

Castello Macchiaroli



Entrevistada por Gianpaolo d´Elia, da rádio OndaNews:

GE: Chiara Civello, romana de nascimento e americana por adoção, definida como uma imigrante do jazz ... A América te deu sucesso....
CC: A América me deu muitas coisas, e também o sucesso... é onde eu comecei a fazer minha carreira, apresentações... a América me deu tantas coisas ... a America do Sul também...

GE: Sucesso que pode ser confirmado na Itália, com sua participação em Sanremo, com a canção Al Posto del Mondo ...qual sua sensação ao exibir-se para o público, na sua casa?
CC: É uma grande emoção, muito forte ... é novo pra mim porque me apresentei muito fora daqui e voltar desse modo, é muito emociante, muito gratificante...

GE: O que você está achando da cidade de Teggiano e do festival, pode dar alguma opinião?
CC: Essa cidade é fantástica ... infelizmente eu cheguei só na hora de passar o som, vi a estátua de San Cono (padroeiro da cidade), que é muito linda, tomei um sorvete na praça, o castelo é maravilhoso, a vista é espetacular! Poderia ficar por aqui!

La piazza principale di Teggiano.


GE: Te esperamos então!
CC: Até mais!



sábado, 4 de agosto de 2012

Chiara Civello encerra a edição 2012 de Teggiano Jazz!

Matéria do Ondanews:



Foi Chiara Civello que encerrou, ontem à noite, a XX edição de Teggiano Jazz.


Finaliza com grande sucesso o evento musical que iniciou no dia 01 de agosto e que todos os verões traz ao centro histórico da cidade a voz e a alma de jazzeiros italianos.

Já se sabe que, na edição de 2013, podem ser realizadas mais noites musicais, além de seminários e encontros.

Tanta satisfação dos organizadores se deve ao fato do crescente público que prestigiou as três noites, graças à excelente escolha da tríade dos artistas, este ano a cargo da Associação P. Ruoco.

Abrindo o festival Cinzia Tedesco, que interpretou em ritmo jazz e feminino o repertório de Bob Dylan; após foi a vez de Nick the Nightfly, histórica voz da Radio Montecarlo, que se destaca por sua simpatia e maestria.

Ontem à noite, toda a bravura e beleza de CHIARA CIVELLO. A compositora e cantora, romana de nascimento, mas americana de adoção, traçou, no palco de Teggiano Jazz, um mapa do seu percurso musical e de vida.


Aos 18 anos coloca na mala seu talento e voa para os EUA, onde bem cedo se afirmou no panorama musical internacional. Se fez conhecer para o grande público italiano através da participação do festival de Sanremo, este ano, com a música “Al posto del mondo”. O público também ouviu suas músicas mais recentes e algumas do seu primeiro trabalho, bem como cover de famosas canções italianas.

Como parte do cenário, nas três noites musicais, o imponente Castello Macchiaroli, além da paisagem pitoresca, onde a pé se pode conhecer as construções medievais.

Entusiasmada e encantada com a paisagem, também Chiara falou: “Se eu pudesse compraria uma casa aqui, com prazer”. E Teggiano a acolheria de braços abertos

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Artigo do MusicIn sobre o Modica Jazz Festival!

Jazz e afins, este verão, para animar Modica, a milenar cidade siciliana da província de Ragusa, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e famosa também pelo delicioso chocolate, aquele granulado e feito “à frio”.

Começa a primeira edição do Modica Jazz Fest: de 6 a 12 de agosto, no Anfiteatro Mediterrâneo, na igreja de San Giorgio e na Cava di Pietra, cenários pitorescos para as sete noites e duplo concerto de jazz, sob a direção artística de Paolo Damiani, com a colaboração da Sant Louis Management e contribuição do Conservatório de Santa Cecília, de Roma.

Inicia, em 6 de agosto, com o concerto dos estudantes do Conservatório de Roma, com Paolo Damiani na qualidade de convidado especial e a colaboração de dezoito músicos da renovada Saint Louis Band, regida pelo maestro Antônio Solimene.

Segue no dia 07 de agosto, com o trio Rea-Damiani-Martux, e um encontro entre o jazz e a música eletrônica, com um repertório composto por canções inéditas e célebres músicas tradicionais. Danilo Rea retorna ao palco para nos presentear com uma execução em dueto, Due come noi Che ..., ao lado de Gino Paoli, com toda sua maestria dada ao jazz.
A noite de 08 de agosto, se apresentarão Roberto Gatto trio e o seu Tributo alla canzone italiana, após a abertura que será realizada pelos estudantes do conservatório de música de Palermo.

Em 09 de agosto a noite será dos estudantes do conservatório de música de Trapani e do dueto, piano e voz, com Maria Pia de Vito e Huw Warren, com seu recente disco Pata pata.

Na noite de 10 de agosto será em homenagem aos sicilianos, com muito orgulho pela Saint Louis, o projeto Pure Songs da formação vencedora da primeira edição do European Jazz Contest, originária da terra siciliana: na abertura da noite Laura Lala e Sade Mangiaracina seguido do piano solo de Salvatore Bonafede.

A voz de Pepe Servillo, o sax e clarinete de Javier Girotto e o piano de Natalio Magalavite serão os protagonistas do concerto de 11 de agosto, com repertório composto de canções clássicas e populares; o encontro entre dois talentos musicais argentinos com uma singular e apreciada voz da nossa canção. Abrindo a noite, os estudantes do Conservatório musical de Messina.

É CHIARA CIVELLO, sozinha e única, no encerramento de uma semana de novidades e clássicos, de jazz e outros ritmos, com seu último trabalho Al Posto del Mondo, com o qual obteve grande sucesso no último festival de Sanremo.
Fonte (em italiano): Musicin

Para mais informações sobre a programação do evento, o site oficial é http://www.modicamieteculture.it/