Inédito ou não? Novo ou não tanto? A organização do Festival de Sanremo decidiu que "Al posto del mondo' de Chiara Civello continua na competição, porque persiste a configuração de 'canção nova', mas a polêmica que surgiu em torno da questão "tomou muita energia", confessa a cantora durante apresentação em Milão de seu novo álbum, que leva o nome do título da música que vai sair em Sanremo e que será lançado pela Sony Music em 15 de fevereiro.
"Me senti como Rocky diante do morro coberto de neve, de repente confrontado com algo e sem saber como lidar com isso", diz ela, explicando que "hoje fizemos uma prova a menos".
A causa de tudo foi uma música que Civello e Diana Tejera já tinham feito e escrito para Daniele Magro, mas que não chegou a ser publicada. "Se uma música não é lançada em um disco - observa a cantora - nunca saiu e então não se pode dizer que não seja nova porque, de fato, o é".
Grande parte da polêmica cresceu na internet: "blogs tem fomentado", faz notar a cantora. Internet e as novas tecnologias tem provocado mudanças que, segundo Civello, "devem ser consideradas para atualizar o processo de seleção. Estamos geralmente à frente de um progresso inexorável que deve ser aceito com todas as suas contra-indicações, como os remédios".
Fonte: Libero Quotidiano