quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Entrevista da Chiara à revista "Vivilavoro"!



A revista italiana está em sua terceira edição e traz a Chiara na capa, numa entrevista sobre carreira e projetos futuros:


Amor pela música

Cantora, compositora e pianista jazz formada pela Berklee College of Music de Boston, já compôs e colaborou com gigantes da música como Burt Bacharach, James Taylor, Tony Bennett, Juan Luis Guerra, Pino Daniele, Nicola Conte, Daniel Jobim, Phil Woods.

- Chiara, como iniciou sua carreira profissional?

Graças a uma série de de encontros importantes com pessoas que me indicaram os caminhos certos a seguir! Recém chegada a Boston, com 18 anos, fui a uma festa de estudantes da Berklee e encontrei alguém que sem me conhecer, pensando que eu já era uma cantora, perguntou se eu estava livre no domingo para cantar num brunch. Era um baixista do grupo e se chamava George Donchev, Bulgaro.
A cantora do grupo estava afastada e necessitavam alguém para substitui-la. Eu disse que estava livre sim, e o rapaz, com ar meio superior, me disse para levar minhas partituras e que se eu não soubesse pelo menos 30 standard (canções jazz), deveria aprender, e eu que sabia pelo menos sessenta e me apresentei em tempo ao compromisso.
Este foi meu primeiro encontro, meu primeiro voo e fui tão bem nesse grupo que não chamaram mais a cantora original, e comecei a participar em todos os domingos nesse local.
Importantíssimo também foi o encontro com Russ Titelman, o produtor do meu primeiro disco, que depois de ouvir uma canção, me disse para parar de cantar nos bares de Nova York e me concentrar na composição de músicas.

- O álbum 7752 foi escrito entre Rio-Roma-NY e foi definido pela crítica como um álbum contagiante! E agora o teu quinto álbum entitulado Al Posto Del Mondo. Quais teus projetos futuros no mundo musical?

Sem dúvida continuar a passar pelo meu triângulo geográfico ideal: Roma-Rio-NY, onde consigo levar adiante tantas coisas e onde tenho tantos amigos e colaboradores.
No momento tenho apresentações programadas, enquanto encaminho meu próximo disco.

- Quais são teus projetos profissionais no cenário musical italiano, após participar do festival de Sanremo com a música Al posto Del Mondo?

Sem dúvidas fiquei muito mais conhecida. Eu sempre retornava regularmente para fazer turnês e apresentações, mas sentia falta do encontro com o grande público, atravessar as fronteiras.

- Tantas colaborações com artistas do meio jazz ou não, de alto nível, com quem tu gostarias de colaborar no futuro?
Esta é uma pergunta afortunada. Eu amo vários tipos de música e também em fases diferentes. A minha lista é infinita, mas pensando agora gostaria de cantar com Mina, escrever com Fossatti, fazer um projeto especial com Sakamoto e um disco com todos os meus amigos brasileiros.

- Qual conselho você daria para quem quer seguir esta profissão?

Nunca subestime nada. Tudo pode se tornar uma grande oportunidade.