sábado, 28 de abril de 2012

Chiara Civello – “ O mundo na música”


Em nova entrevista, a Chiara fala um pouco mais do novo álbum, de música e dos planos pro futuro.



A cantora se revela
por Orietta Cicchinelli

Roma – “Me sinto uma cidadã do mundo e carrego dentro de mim um pedaço de todos os lugares que passei, do Rio a Nova York”. Se apresenta assim Chiara Civello, cantora, compositora e pianista romana, com pitadas de jazz e bossa nova, e que estará se apresentando em 08 de maio, 21 horas, no Teatro Sistina.

M - Civello, como será o show?
CC- Apresentarei o meu quarto álbum de inéditas, Al posto del mondo, para quem não me conhece, farei um resgate do meu repertório.

M - Este trabalho é o primeiro registrado e produzido totalmente na Itália. Você define como a maturidade...
CC – É sem dúvida o meu trabalho mais livre, a fotografia mais fiel da Chiara de hoje, que voa de E Se a Trouble (canção intensa escrita com Bacharach), à dimensão blues de Hey Caro Ragazzo, até a interpretação da famosa Il Cuore è uno Zíingaro,

M – Se você tivesse que associar o seu nome a um gênero musical, qual escolheria?
CC – Eu não estou presa à um gênero porque nas minhas canções as fronteiras se rompem e as distâncias ficam pequenas, vivem por todo o mundo. Na minha música, sonoridades latinas convivem com ritmos jazz e outras influências.

M – Este ano você também participou em Sanremo com a canção Al Posto del Mondo: como foi esta primeira vez? Você retornaria?
CC – Foi uma linda experiência, onde eu encontrei o grande público: o Festival é uma ocasião importante para se fazer conhecer. Eu o vivenciei como um parêntese romântico, muito emocionante. Certo que eu voltaria: ali foi apenas uma canção, uma peça de um grande mosaico que é o show. Eu estava pouco interessada pela disputa em si: me interessava mais me apresentar aos expectadores presentes e aqueles que acompanharam pela TV.

M – E sobre o dueto com a Francesca (Michielin), de X-Factor?
CC – Escutei sua canção, era linda, e cantar com alguém de 16 anos me fez voltar no tempo: quando eu tinha essa idade e ganhei uma bolsa de estúdio para os EUA, abracei assim a música! Francesca é verdadeira, que toca diversos instrumentos.

M – Sobre os talent-show, em geral, o que você pensa?
CC – Não sou uma fã. No geral eu acho que são uma fábrica de ilusões, como os reality. O formato destaca o fazer e desfazer de uma estrela, mas a carreira de um artista não pode ser decretada em um programa de talentos: se deve poder cair e reerguer-se nos anos, enquanto estes garotos, mesmo quando são talentosos, são como meteoros e isso eu não gosto.

M – Projeto e sonhos de Chiara Civello?
CC – Estou em turnê, depois de Roma, passará por Foggia, Milão e Bolonha...depois, para o verão, tenho vários projetos discográficos, mas não quero falar agora: os geminianos, como eu, são vulcões que mudam de idéia continuamente! 

Fonte (em italiano): Metronews