segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Civello: "O Festival? Aventura divertida"



por Roberta Balzotti

"Sanremo é uma aventura para ser tida como diversão e um jeito de retornar à Itália". Com Al posto del mondo, uma música escrita com Diana Tejera, Chiara Civello, com uma carreira construída subretudo nos EUA e Brasil, vem tocar no Festival. "Em todo lugar é reconhecido o valor cultural do Festival. No Brasil ainda hoje se recorda o Sanremo de '68 com Roberto Carlos e Sergio Endrigo. E para mim, que sou italiana, estar este ano é uma experiência importante".

Roma, Boston, NY, Rio: o que representada cada uma dessas cidades para Chiara Civello?
Roma é a raiz, Boston é o início, fundamental para a minha formação; NY é aventura e descoberta, Rio é festa, alegria, colaborações.

Por falar em colaborações: escreves a quatro, seis, oito mãos...
Quando estava no Brasil aprendi pela primeira vez o que significa colaboração. Basta um violão, e todos cantando, tocando...e assim nascem as canções.

E a colaboração com Diana Tejera, que assina com você a música do Festival?
Em 2009,eu estava no estúdio de amigos meus. Me fizeram escutar uma canção de Diana. Queria conhecê-la, e houve uma sintonia imediata. "Al posto del mondo" nós escrevemos em uma tarde.

Você compõs canções com Rocco Papaleo...
Certo! Nos encontramos em Stromboli, nas férias. Havíamos começado a escrever como loucos e assim nasceu "Isola". Quando nos escontramos de novo nasceu "Tre".

E agora estão ambos no Festival...
Coincidência. E foi divertido descobrir. Ele não tinha me contado que havia recebido a ligação e eu não disse que fui convidada.

Fonte: Televideo