terça-feira, 6 de março de 2012

Especial The Space Between, parte final!

Amanhã tem a parte bônus do Especial, por hoje, um artigo italiano da época do lançamento do álbum, que retratou as expectativas da Chiara em relação ao The Space Between e à sua carreira em geral.



A importância do Espaço Entre
por Gaetano Lo Presti

Entrevista realizada em julho de 2008, na ocasião de seu show para "Aosta Classica".

Chiara vírgula Alessandra Civello. A compositora romana, que abriu o concerto de Mick Hucknail em 19 de julho de 2008, no Teatro Romano di Aosta, conta que trata-se de um engano burocrático de um documento. Quando pequena pensava que “vírgula” fosse seu segundo nome! Talvez seja por isso que na sua música há tanta importância o espaço entre – the space between. A tal ponto que batizou com este título o seu último CD: “ A música é geralmente vista como uma progressão de notas, eu, ao invés, amo vê-la como uma progressão de pausas. Na construção das canções, mais que preenchê-lo tento deixá-lo vazio. É o espaço que te faz perceber melhor a realidade, que te faz sentir a falta de alguém, que não te faz dizer tudo de uma vez, mas pouco a pouco, enquanto a necessidade de falar se intensifica.”

Os espaços, Chiara sabe muito bem como superá-los. Nascida em Roma, se mudou muito jovem para os EUA: primeiro para Boston, depois a NY. “É necessário largar os hábitos e as coisas que já são conhecidas, para aventurar-se, com um pouco de medo pelo desconhecido. Tive muitas experiências porque estou convencida de que quanto mais perdemos, mais encontramos”. 



Se explicam assim os seus brilhantes encontros artísticos. “A vida é a arte do encontro. Eu sou uma profissional de momentos, porque, revivendo os momentos, de um certo modo, obtive encontros importantes. Um deles foi fundamental, com o percussionista Jamey Haddad que me apresentou Russ Titelman, que em 2005 produziu “Last quarter moon”, o meu primeiro trabalho, pela Verve. Assim, fui a primeira italiana a firmar contrato com o selo de Louis Armstrong e Ella Ftzgerald. Com ele, muitas portas foram abertas. Por exemplo, conheci Burt Bacharach. Russ enviou a ele a minha música “Parole incerte”, e ele quis me conhecer. Assim escrevemos juntos Trouble.”

Depois de realizar o sonho americano, agora Civello trabalha para o sonho italiano. “Quero comover tantos corações na Itália como no exterior. Foi recém gravado o dueto “L´ironia di sempre”, para o último cd de Pino Daniele, e com ele cantei no Estádio San Paolo. E depois, tenho enormes projetos. Tudo grande, grande, grande... não tem limites.”